A Presidente da Croácia Kolinda-Grabar Kitarović visita o Brasil

Katia Gavranich CamargoEventos croatas, UncategorizedLeave a Comment

DSC_0_21

Ao fim de sua visita oficial à Argentina e ao Chile, a presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović, abriu espaço em sua agenda para uma visita extra-oficial às comunidades croatas no Brasil. Foi a 19 de março deste ano.

Recebida para um jantar na sede da Croatia Sacra Paulistana, a Sra. Kolinda teve a oportunidade de surpreender seus anfitriões, os representantes da comunidade swábia de Guarapuava e da Sociedade Amigos da Dalmácia (lá presente nas figuras da presidente Fanny Gavranich Camargo, da diretora Sonia Maria Gavranich e dos conselheiros Fabio Gavranich Camargo e Katia Gavranich Camargo), ao discursar em Português fluente.

Relembrou com alegria que Brasil e Croácia abriram a Copa do Mundo de futebol, em 2014, projetando a emoção sentida pelas comunidades croatas no Brasil diante daquele singular episódio.

Referiu-se ainda à experiência colhida em sua passagem por Argentina, Chile e Brasil, assinalando que “os croatas são reconhecidos em suas comunidades no exterior como pessoas trabalhadoras e valiosas, que são empreendedoras e leais às suas famílias e valores nacionais”. Ressaltou a importância da união das comunidades croatas para reafirmação dos valores de solidariedade, tolerância e paz valorizados na Croácia atual. A presidente agradeceu ainda às associações croatas no Brasil por seu empenho na preservação de sua identidade cultural de origem e seu compartilhamento junto aos brasileiros.

Esta noite foi repleta de agradáveis surpresas, com palavras amáveis  de boas vindas proferidas pelos presidentes das duas associações croatas.

O discurso de nossa presidente do Conselho Deliberativo, Fanny Gavranich Camargo foi caloroso e repleto de significados.

Veja a seguir:

“Excelentíssima Senhora Presidente Kolinda Grabar Titarovič; senhor Embaixador da Croácia no Brasil, Zeljko Vukosav; Senhor Cônsul Honorário da Croácia em São Paulo, Oswaldo Müller; demais pessoas aqui presentes.

Na condição de presidente da Sociedade Amigos da Dalmácia, e em nome de seus associados, tenho a alegria e a honra de acolher a presença de Vossa Excelência nesta cidade de São Paulo, que há pouco mais de 90 anos, assistiu à chegada ao Brasil de um grande grupo muito peculiar de imigrantes croatas. Eram 300 famílias saídas todas de duas pequenas aldeias da Ilha dálmata de Korčula: Blato e Vela Luka.

Habitantes dos bairros fabris de Belenzinho e Moóca, na Zona Leste de São Paulo, nossos pais e avós deixaram lá fortes marcas da presença croata, ainda hoje cultivadas por seus descendentes na Sociedade Amigos da Dalmácia, que por se tratar de uma sociedade também de amigos, está aberta a todos os moradores da área, independentemente de sua origem ou credo. Lá, ministramos aos interessados cursos de idioma croata, exibimos o que há de novo no cinema croata, difundimos a gastronomia croata, realizamos encontros culturais denominados sastanak, pesquisamos a história de nossos antepassados através do projeto Memória Dálmata e, entre outras coisas ainda, mantemos o grupo de danças folclóricas Jadran. Tudo isso, senhora Presidente, desde 1959, quando nossa SADA, Sociedade Amigos da Dalmácia, foi idealizada e criada por aqueles imigrantes, nossos pais e avós, que hoje, não tenha dúvidas, se sentiriam orgulhosos de estar aqui conosco nesta recepção a Vossa Excelência.

Presidente. O papel desempenhado pelas mulheres em nossa comunidade imigrante é, como sempre foi, da mais alta relevância. A mim, mulher e Presidente da SADA, num momento crítico da história da nossa civilização, em que tentamos – e estamos conseguindo – deixar de ser meras coadjuvantes, cabe a alegria de saudar outra mulher, Kolinda, a Presidente do país que trazemos no coração.

Seja Bem-Vinda

 

Foto: Croatia Sacra Paulistana

Foto: Croatia Sacra Paulistana

DSC_0_22

 

The following two tabs change content below.

Katia Gavranich Camargo

Natural de São Paulo, é bacharel em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia de Produção, modalidade Inteligência Artificial, pela Universidade Federal de Santa Catarina, autora do livro “Croácia – Cozinha e Memória Dálmata”. Dirige a empresa de produção cultural Mac Media, Arte e Conhecimento. Atualmente coordena o trabalho "Memória Dálmata" do Projeto Vise Kulture 2016, amparado pela Sociedade Amigos da Dalmácia.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *