Sociedade Amigos da Dalmácia



A Sociedade Amigos da Dalmácia (SADA) é uma associação sem fins lucrativos que representa a comunidade croata que se estabeleceu em terras brasileiras na década de 20.

Os imigrantes, a grande maioria oriundos da ilha de Korčula (pronuncia-se Cortchula), localizada na região da Dalmácia – Croácia, chegaram ao Brasil em busca de oportunidades de trabalho e prosperidade, em razão das crises que a Europa atravessava. Dessa forma, com uma força de trabalho determinada, muitos deles, após enfrentar o árduo trabalho nas fazendas de café, próprio do sistema migratório brasileiro dessa década, conseguiram construir suas vidas em diversas partes do país, principalmente em São Paulo nos bairros da Mooca e Belenzinho.


Placeholder
Placeholder

Com a finalidade de manter os amigos (patrícios) unidos, bem como cultivar tradições e costumes deixados em suas antigas aldeias, os imigrantes croatas uniram esforços e construíram a Sociedade Amigos da Iugoslávia em 1959, hoje chamada de Sociedade Amigos da Dalmácia. O novo espaço conquistado por esse grupo de pessoas permitiu a criação de atividades de cunho cultural, artístico, social e filantrópico que são desenvolvidas até hoje, de forma colaborativa.

Essa empreitada favoreceu a criação do grupo de danças folclóricas conhecido como Grupo Jadran e, através dele, a SADA passou a ser a representante oficial da cultura croata em evento de danças por todo o Brasil. Desde 1959, o grupo vem desempenhando suas atividades e ao longo de sua história participou de muitas apresentações em espaços teatrais, comunitários e públicos, inclusive no Teatro Municipal de São Paulo e na Câmara dos Vereadores.


Placeholder
Placeholder

Nos últimos dois anos, o Grupo Jadran se destacou em diversos festivais internacionais de danças folclóricas, com conteúdo exclusivo e contando com participações nos principais eventos como: Festival Internacional de Danças Folclóricas – Bunkyo; Festa do Morango de Atibaia e Festival do Imigrante, promovido pelo Museu da Imigração da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Paralelamente às atividades do grupo, os associados da SADA também se encontram para cultivar e aprimorar o idioma oficial da Croácia, com a finalidade de não perder as ligações com o passado assim como continuar estabelecendo uma relação saudável com o governo da região.
Atividades de cunho social também fazem parte do escopo da sociedade. Visando uma interação entre os associados e os moradores da região, em média duas vezes ao ano, são organizadas excursões para localidades próximas à São Paulo com foco no público da terceira idade.


Placeholder
Placeholder

Ainda no âmbito social, a Sociedade também cede seu espaço para festividades típicas que permitem a divulgação e amplificação da gastronomia regional. A atividade é muito requisitada entre o público frequentador, visto que se trata de uma gastronomia específica e muito rara em São Paulo. Essas festividades também são realizadas de forma colaborativa e voluntária pelos frequentadores da associação. Nesse sentido, a SADA também oferece seu espaço para encontros e festividades beneficentes. Em média, são realizadas 4 festas ao ano.

A SADA também investe seus esforços para atividades de cunho filantrópico. Com roteiro e evento criado para cada situação, os bailarinos do Grupo Folclórico Jadran realizam apresentações transferindo o dinheiro arrecadado para instituições de caridade.
A Sociedade Amigos da Dalmácia cultiva tradições da Croácia, representa a cultura da região e a comunidade estabelecida no Brasil; cultiva novos conhecimentos da cena cultural além de investir em uma aproximação com o público do entorno da região da Mooca. As atividades filantrópicas fazem parte de seu cerne, descrito no primeiro estatuto redigido para nortear a atuação da associação. Dessa forma, a colaboração do Município, bem como do Estado, favorece de forma qualificada o exercício de seu papel em São Paulo.


Entre em contato conosco


Envie-nos uma mensagem para aprender mais sobre a SADA e participar de nossas atividades

Horário


Seg– Sex 13:00 – 18:00

SábadoFechado

Domingo 15:00 – 20:00


Contato


EndereçoRua Tobias Barreto, 454 – SP

Phone +55 11 96672-1250

Email (Clique aqui)

Envie aqui sua mensagem


Nome Completo

Email (Obrigatório)

Assunto

Mensagem