Um passado preso – As fotografias do Bojan Mrđenović

Kristina Bodrožić-BrnićFotografiaLeave a Comment

04_Buducnost1

Por uma década o fotógrafo croata Bojan Mrđenović tira fotos de prédios vazios e muitas vezes esquecidos. São lugares que não aguentaram os transtornos rápidos que a Croácia já enfrentou. Os trabalhos servem para sugerir  falha de um sistema econômico, interrompido por uma guerra e um capitalismo que nunca foi ajustado a situação atual dentro do pais.

Uma de suas séries aborda uma rede de lojas de departamentos falida, que tem o nome irônico de “Budučnost” (futuro). Tudo começou com uma foto no centro da pequena cidade de Pakrac, que fica na região de Eslavônia, a cerca de 80 km de Zagreb. A curiosidade levou ele a procurar outros lugares semelhantes.

No total, foram tiradas 54 fotos, algumas no verão, outros em climas mais tristes, reforçando a ideia de perda em detrimento da guerra e mudanças econômicas. Os prédios continuam a existir, mas são geralmente ignorados pela população atual. Ao ser questionado sobre o porquê da escolha por prédios abandonados, ele responde: são muito mais interessantes de se retratar do que pessoas.

Mais fotos e informações no artigo (em croata).

The following two tabs change content below.
Kristina Bodrožić-Brnić, nascida em Split na Dalmácia, é mestrada em Sinologia Moderna e História das Artes Orientais pela Universidade de Heidelberg. Radicada em São Paulo desde 2011, trabalha com aulas de idiomas (mandarim, alemão e inglês), arte oriental e eslava, e também com preparativos interculturais para expats saindo do Brasil para buscar novas oportunidades. Ela se juntou a SADA em 2014, quando participou de um documentário sobre croatas no Brasil e desde lá usa as oportunidades para introduzir a cultura croata no Brasil.

Latest posts by Kristina Bodrožić-Brnić (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *