logovise web copy

O projeto Više Kultura – Hrvatska é uma parceria entre a Sociedade Amigos da Dalmácia e o Escritório dos Croatas Residentes fora da Croácia (Državni ured za hrvate izvan Republike Hrvatske) que visa promover a cultura croata através do desenvolvimento de atividades de cunho artístico, cultural e científico.

Nesse sentido, o ponto de partida do projeto é a otimização do Grupo Folclórico Jadran e o aprimoramento das atividades correlatas como o curso de idioma e encontros sobre a cultura e costumes em geral. A proposta se sustenta no vasto histórico que a Sociedade Amigos da Dalmácia já construiu na cena cultural, preferencialmente através das danças desenvolvidas.

Durante o período, o grupo irá respeitar a coordenação do projeto que ficará à disposição do Escritório dos Croatas Residentes fora da Croácia para possíveis alinhamentos editoriais das peças a serem desenvolvidas, além de promover pesquisas relacionadas à cultura e arte.

Além disso, com um novo quadro de colaboradores, a equipe contará também com um assessor de eventos e um bailarino profissional, que irá inserir noções profissionais de aprendizado e metodologias de danças. Figurinistas também fazem parte desse escopo e estarão disponíveis mediante a demanda.

Já o aprendizado do idioma ocorrerá por meio de aulas presenciais e semanais. O início já está previsto para março de 2015 e o volume estimado de alunos (tanto iniciantes quando de nível intermediário) é de aproximadamente 60. Como complemento, os alunos e entusiastas também contarão com encontros mensais para discutir cultura, arte, história e turismo da região.

Paralelo às essas atividades, dois almoços típicos serão realizados com a finalidade de explorar a gastronomia da região, que é extremamente rica e peculiar. Nesses eventos, além dos pratos, os convidados contarão com as apresentações do Grupo Folclórico Jadran e iguarias regionais.

Com essa dinâmica, o projeto permitirá maior aproveitamento das oportunidades oferecidas por São Paulo que conta com mais de 40.000 pessoas qualificadas, distribuídos entre imigrantes e descendentes.

Equipe

Coordenação Više Kultura – Hrvatska: Boris Lukric Stanic Franulovich
Grupo Folclórico Jadran: Fátima Stanic Milat, Mário Gavranich e Fábio Gavranich Camargo
Coordenação do curso de croata e do Sastanak : Katia Gavranich Camargo 
Coordenação do Projeto Memória Dálmata: Katia Gavranich Camargo