19905176_10211931986768810_3912039929108529233_n

Para começar, não existe um único prato típico croata. As escolhas entre as especialidades são infinitas! De norte a sul e de leste a oeste, desde as margens do Adriático, na Dalmácia, aos vales da Slavônia, cada região da Croácia tem uma surpreendente personalidade culinária.

Apesar de ser um pequeno país, sua localização geográfica na Europa Central permitiu que sua cozinha fosse composta por várias influências e refletisse uma diversidade cultural de acordo com suas regiões. Por isso, explorar a Croácia através de sua gastronomia é uma saborosa aventura repleta de histórias e tradições.

No norte do país, as influências culinárias austro-húngaras são mais evidentes, sentidas a cada mordida. Em Zagreb, pratos como o Grenadir Marša, uma saborosa massa com cebola, queijo e batatas, e o Kajzeršmarn, uma sobremesa original com panquecas caramelizadas, representam bem essa herança. O repolho está presente em muitas receitas de massas e carnes (krpice sa zeljem e sarma). Também não se deve perder os bolos com creme de leite fresco, os queijos, as roscas de mel e os biscoitos de pimenta. Simplesmente deliciosos!

Já no litoral, da Ístria à Dalmácia, as especialidades são os peixes preparados das mais diferentes formas, como o famoso Brudet, molho de tomate, especiarias e peixe; a Slana Riba, peixe salgado; as ostras e os mexilhões (Buzara) de Ston; as lulas e os polvos grelhados na forma de salada e em molhos que acompanham as massas caseiras; iguarias como as enguias e as rãs do Vale do Neretva, carne de peru com Mlinci e a Pašticada de Split.

As sobremesas são igualmente surpreendentes e saborosas, como a Kotonjata (uma espécie de marmelada), Kroštule, Pušurata e a rara Lumblija, espécie de pão de especiarias que remonta a época napoleônica, envolta em uma bela história de amor.

Algumas iguarias são mundialmente famosas, como o apreciado licor de cerejas,  Maraschino, de Zadar;  o queijo da ilha de  Pag, Paški Sir, o presunto cru Pršut, e a Kulenova Seka, ou Kulen, uma espécie de mortadela condimentada da Slavônia.

Estes são apenas alguns poucos exemplos  dentre os muitos pratos de um menu inesquecível, capaz de conquistar os seus sentidos.

Na Sociedade Amigos da Dalmácia é possível apreciar alguns desses pratos em almoços e jantares típicos, periodicamente promovidos por senhoras croatas e suas jovens descendentes.

Para desfrutar um pouco da riquíssima gastronomia croata, fiquem atentos à nossa programação.