Nicolau e Noel: quem é quem?

HistóriaLeave a Comment

Nos países católicos europeus as famílias celebram hoje (6/12) o dia do famoso São Nicolau, uma celebração que interessa muito às crianças. Lá elas esperam ansiosamente para ganhar chocolates e pequenos presentes dos adultos. Porém, antigamente, era no dia 6 de dezembro em que as crianças recebiam seus presentes de Natal de São Nicolau.

Martinho Lutero, líder da reforma protestante, não gostando  muito dessa prática,   postergou a tradição de receber presentes para a noite do dia 24 de dezembro e mudou-a para que o menino Jesus fosse quem os trouxesse. Mas nem todos os cristãos aceitaram essa mudança.

Muitos continuaram a entregar pequenos presentes no dia 6 em nome de São Nicolau e também mantiveram a tradição do dia 24 sugerida por Lutero, mas nomearam o entregador dos presentes de Papai Noel. Hoje tratamos os dois como se fossem personalidades diferentes. É no dia 6/12 (e não do dia 24 como no Brasil) que o velhinho barbudo e grisalho vestido de vermelho (São Nicolau) aparece para questionar as crianças para verem se merecem um presentinho ou não.

Já no dia 24 os presentes maiores aparecem debaixo da árvore, magicamente, trazidos pelo Papai Noel. As crianças não questionam muito qual a diferença do São Nicolau para o senhor Noel, já que elas ganham presentes dos dois. A história das vestimentas vermelhas é assunto para um próximo post.

O homem conhecido como São Nicolau trabalhou como bispo em Mira (hoje Demre, na Turquia) no século 4. Dizem que ele era de família rica e quando recebeu sua herança, a usou para ajudar os pobres. Por isso ele foi tão popular e é celebrado até hoje.

Sretan Sveti Nikola svima koji slave !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *